sábado, 4 de setembro de 2010

NORTE!!!!

O Norte é mais Português que Portugal! As minhotas sao as raparigas mais bonitas do Pais.. No Norte a comida é melhor..O vinho é melhor.. O serviço é melhor.. Os preços são mais baixos.. Não é dificil entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia. Estas são as verdades do Norte de Portugal.
Mas há uma verdade ainda maior. É que só o Norte existe! O Sul não existe. As partes mais bonitas de Portugal, o Alentejo, os Açores, a Madeira, Lisboa, etc existem sozinhas.. O Sul é solto.. Nao se junta! NÃO SE DIZ QUE SE É DO SUL COMO SE DIZ QUE SE É DO NORTE!!! !!! No Norte dizem-se e orgulham-se de se dizer nortenhos!! Quem é que se identifica como sulista?! No Norte, as pessoas falam mais no Norte do que todos os portugueses juntos falam de Portugal inteiro. Os nortenhos nao falam do Norte como se o Norte fosse um segundo pais.. Nao haja enganos. Nao falam do Norte para separa-lo de Portugal. Falam do Norte apenas para separa-lo do resto de Portugal. Para um nortenho, há o Norte e há o Resto... É a soma de um e de outro que constitui Portugal!
Mas o Norte é onde Portugal começa.. Depois do Norte, Portugal limita-se a continuar, a correr por ali abaixo. Deus nos livre, mas se se perdesse o resto do pais e so ficasse o Norte, Portugal continuaria a existir. Como pais inteiro. Patria mesmo, por muito pequenina. No Norte. Em contrapartida, sem o Norte, Portugal seria uma mera regiao da Europa. Mais ou menos peninsular, ou insular. É esta a verdade.
Lisboa é bonita e estranha mas é apenas uma cidade... O Alentejo é especial mas iberico, a Madeira é encantadora mas inglesa e os Açores são um caso á parte.. Em qualquer caso, os lisboetas nao falam nem no Centro nem no Sul - falam em Lisboa! Os alentejanos nem sequer falam do Algarve - falam do Alentejo! As ilhas falam em si mesmas e naquela entidade incompreensivel a que chamam, qual hipermercado de mil misturas, Continente!!
O nome do Norte é Portugal. Portugal, como nome de terra, como nome de nos todos, é um nome do NORTE CARAGO.

Sem comentários:

Enviar um comentário